Início Destaque Caravana Salve Maria capacita representantes de instituições em Picos

Caravana Salve Maria capacita representantes de instituições em Picos

A Caravana Salva Maria capacita representantes de instituições em Picos, a ação é realizada pela Secretaria Estadual de Segurança e já passou por várias cidades piauienses. Na manhã desta quarta-feira (07) policiais civis e militares, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Picos, Coordenadoria da Mulher, Coordenadoria de Direitos Humanos e movimentos sociais participaram do evento, que tem como objetivo principal, mostrar como o aplicativo deve ser usado para denunciar casos de violência contra a mulher.

O aplicativo Salve Maria conta com um botão do pânico, que envia pedido de socorro à polícia, e outro para denúncias. O Salve Maria é o aplicativo criado pela Polícia Civil e Secretaria de Segurança do Piauí. O programa já está disponível para download para smartphones Android, e em breve para IOS. O Salve Maria traz um “botão do pânico”, que envia um pedido de socorro automaticamente para a polícia, e um de denúncias, que pode receber fotos, áudios, vídeos, e outros tipos de arquivo.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Picos, Frank Bezerra, destacou que tendo conhecimento da importância de divulgar o funcionamento do aplicativo, convidou a caravana para proferir a palestra em Picos, segundo ele, a conferência tem como principal objetivo informar à policiais militares ou civis, advogados e movimentos sociais, que estão participando do evento, para que eles possam saber lidar com esse tipo de situação no ambiente de trabalho. Ele fala que o aplicativo irá revolucionar o combate a violência contra a mulher.

Frank Bezerra

A delegada e sub secretária de Segurança do Estado, Eugênia Villa, conta que a caravana serve, não apenas para capacitar representantes de instituições, mas também para avaliar o motivo pelo qual o Salve Maria está sendo pouco usado no Piauí, tanto pela polícia, quanto pela sociedade. Ela conta que o aplicativo foi criado com bases nacionais sobre o Feminicídio.

Delegada Eugênia Villa

A coordenadora da Mulher em Picos Maria José do Nascimento, a Nega Mazé, falou da importância da difusão do aplicativo para a sociedade. Ela comenta que muitas mulheres necessitam de mais meios para poder fazer as denúncias contra seus agressores.

Coordenadora da Mulher em Picos, Maria José do Nascimento

O capitão da Polícia Militar de Picos, Marcos Antônio Gomes, fala da importância do evento, principalmente pelo lançamento do aplicativo Salve Maria, que, segundo ele, vai facilitar o trabalho da polícia para chegar até as vítimas, proporcionando uma maior interação.

Capitão da Polícia Militar, Marcos Antônio Gomes

CONFIRA OS ÁUDIOS-

FRANK BEZERRA:

EUGÊNIA VILLA:

MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO:

CAPITÃO MARCOS ANTÔNIO GOMES: