ENTREVISTA: Antonio Caetano de Oliveira e Rômulo Plácido Sales

O município de Monsenhor Hipólito recebe até o dia 25 de janeiro, na Câmara Municipal, o projeto “Defensoria Pública Para Todos”. A ação é uma realização da Defensoria Pública da União no Estado do Piauí – DPU/PI em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí-DPE/PI.

Os atendimentos à comunidade hipolitana começaram neste domingo (21) com foco de atuação em dois eixos: atuação individual visando à assistência jurídica na área previdenciária e a atuação coletiva visando à assistência jurídica nas áreas de Saúde, Educação, Moradia, Regularização Fundiária e Infraestrutura, no que couber.

O projeto visa atender à população em locais onde não existem órgãos de atuação da DPU, atendendo cidadãos que não dispõem de condições para arcar com os honorários de um advogado, nem de recursos para se deslocar a uma unidade da Defensoria Pública da União. Para isso, foram escolhidas para as ações itinerantes comunidades com alto índice de vulnerabilidade social no sertão piauiense.

“A defensoria pública tem essa necessidade. É uma forma de minimizar nossa ausência nas cidades mais afastada. Os defensores vão com alguma estrutura dar atendimento aos cidadãos que estão mais distantes da capital”, explica Rômulo Plácido Sales, defensor público regional.

Segundo Antonio Caetano de Oliveira, defensor público do Estado do Piauí, durante o projeto são oferecidas ações tanto da Defensoria Pública da União quanto da Defensoria Pública do Estado do Piauí. “É uma gama de demandas que são do cotidiano das pessoas”, frisa.

Entre as ações de destaque estão a coleta de material genético para resolução de problemas de reconhecimento de paternidade através de exame de DNA. A organização fará o agendamento do serviço para realização das coletas.

Há ainda audiências de mediação para resolver conflitos que possam ser resolvidos sem a necessidade de se ajuizar ações na justiça.

Veja lista das atividades que devem ser executadas: