Início Destaque Picos adere a campanha mundial de combate à hanseníase

Picos adere a campanha mundial de combate à hanseníase

banner2

ENTREVISTA: Gilberto Valentim – Coordenação de Controle à Hanseníase

No Mês Mundial de Combate à Hanseníase, a Coordenação de Controle à Hanseníase em parceria com a Secretaria de Saúde de Picos realiza durante todo o mês de janeiro atividades educativas para a população.

De acordo com o coordenador municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. “A gente já vem realizando durante todo o ano atividades com campanhas educativas e busca de casos, campanhas de diagnósticos e mutirão”, explica.

Intitulada “Janeiro Roxo”, a campanha segue até o dia 31, porém, as atividades normais do programa continuam durante todo o ano. E segundo o coordenador, este mês bairros alternativos da cidade recebem programações específicas voltadas para o diagnóstico de novos casos.

“Vamos estar intensificando as campanhas nos principais focos para controlar essas ações e poder melhorar a assistência dos pacientes com hanseníase no município de Picos”, informa Valentim.

Segundo dados da Coordenação de Controle à Hanseníase, no ano passado a cidade de Picos teve um leve aumento de registros da doença em relação a 2016, quando foram diagnosticados 78 casos; em 2017, o relatório anual foi fechado com 99 novos casos da doença.

banner2