Policiais do grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) cumpriram na manhã de ontem, segunda-feira (15), mandados de busca e apreensão em Teresina contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que fraudou 98 concursos públicos em diversos estados.

Segundo o delegado Kleydson Ferreira do Greco, que coordena a operação batizada de Sem Barreiras, os mandados foram expedidos pelo juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Luiz Moura. Kleydson informou durante entrevista ao PI TV 1º Edição que os mandados de prisão foram cumpridos numa ação conjunta com policiais da Paraíba, Pernambuco e do Distrito Federal, onde três pessoas foram presas e outras duas continuam foragidas.

“Descobrimos a atuação deste grupo durante o concurso de agente penitenciário da Secretaria de Justiça do Piauí em setembro de 2016. Na época, o concurso foi anulado e começamos a investigar como os criminosos agiam. Eles utilizavam pessoas que faziam as provas se passando por candidatos ou estes candidatos falsos repassavam o gabarito para membros da quadrilha até chegar num candidato”, explicou.

Ainda conforme Kleydson, o chefe da quadrilha foi preso no Distrito Federal nesta segunda-feira. “Ele é um policial civil e professor de cursinho estava trabalhando normalmente antes de ser detido”, informou.

Em nota, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (CGP-DF) explicou que ainda não está confirmada a participação do policial na organização.

G1 PI