Luz amarela
O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), recebeu esta semana em seu gabinete várias lideranças políticas, empresariais e comunitárias. Entre todas elas, apenas uma provocou burburinho na antessala do gestor: o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PSD). Apesar de pessoas próximas aos dois afirmarem que não houve política na pauta da conversa, o encontro deixou muita gente com a pulga atrás da orelha.

Lua de mel
A relação entre PT e PTB no município de Picos vive beirada de desconfianças. É tanto que de vez em quando os petistas chiam daqui, enquanto os petebistas resmungam dali e assim o barco vai remando. Por outro lado, um emedebista que vem demostrando ter muito prestígio junto ao Palácio Coelho Rodrigues disse que o clima entre o seu partido e os companheiros das camisas vermelhas é de lua de mel.

Aparências
E por falar em PTB, há quem diga que a legenda em Picos é um caso a ser estudado. O motivo seria a quantidade de reuniões promovidas pela cúpula petebista ultimamente. De acordo um observador da política local, se os encontros continuarem com essa assiduidade, a agremiação tomará do PT o título de partido das reuniões.

Esperando a terra prometida
Circula nos corredores da Câmara Municipal de Picos uma notícia bastante animadora para alguns vereadores picoenses. É que, segundo os relatos, este ano alguns conhecerão a terra prometida. Resta saber que terra é essa e se ela sairá mesmo.

Operação me segura
No final do ano passado, o prefeito Walmir Lima (PT) demitiu a maioria dos servidores contratados pela prefeitura. A medida, segundo o gestor, foi para equilibrar as contas do município. Mesmo assim ainda ficaram alguns apaniguados que para garantirem seus contracheques e blindar seus chefes são capazes de tudo, até mesmo de destratar jornalistas.

Renunciou
Em Patos do Piauí o vereador Adalberto José Lopes (PP) renunciou ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Patos do Piauí. De acordo com o parlamentar, ele não estava conseguindo conciliar assuntos pessoais com a administração da casa legislativa. Assumiu em seu lugar o vice-presidente Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oseas (PCdoB).

É de todo mundo
Apesar de ter declarado voto ao ex-presidente Lula na eleição deste ano, o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, parece ter simpatia também pelos demais postulantes ao cargo. Nogueira disse que, como militante do PP no Piauí, apoia Lula (PT). Como parlamentar, tem simpatia por Rodrigo Maia (DEM). Como cidadão, entende o sentimento de protesto que alimenta a candidatura de Jair Bolsonaro (PSC). Como político, vê Geraldo Alckmin (PSDB) preparado. Como brasileiro, lembra que Joaquim Barbosa (sem partido) representa um ideal. E como presidente do Progressistas, leva em consideração as orientações do Presidente da República, Michel Temer (MDB), que coordena a coalizão. Mas afinal, qual deles será o preterido do homem?

Senador Ciro Nogueira – Foto: Reprodução

Telefone sem fio
O vereador Antonio Afonso Guimarães Júnior, o Afonsinho (Progressistas), mesmo falando em tom de brincadeira que iria incentivar a invasão de casas no Conjunto Lousinho Monteiro, se viu em maus lençóis. É que a conversa chegou de forma diferente aos ouvidos da coordenadora municipal de Habitação, Cláudia Mônica. Para não pegar mal, o parlamentar tratou logo de explicar que não havia falado sério.

Vereador Afonsinho – Foto: Maria Moura

Dando um tempo
A ex-vice-presidente do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Picos, professora Adnaid Rufino, decidiu dar um tempo na militância política. Adnaid disputou uma vaga na Câmara Municipal nos pleitos de 2012 e 2016. Ela agradeceu aos camaradas pelo apoio recebido e disse que este ano irá cuidar da saúde e investir nos estudos em sua área.

Adnaid Rufino – Foto: José Maria Barros/GP1

A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP