Início Destaque Campanha nacional que incentiva doação de medula óssea encerra manhã (21)

Campanha nacional que incentiva doação de medula óssea encerra manhã (21)

O Hemocentro Regional de Picos faz um chamamento à população para fazer parte do grupo de doadores

Campanha para realização de cadastro encerra amanhã (21) / Imagem Ilustrativa
banner2

Encerra nesta quinta-feira (21) a Campanha de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea e todos os hemocentros do Brasil se mobilizam em torno da causa. A atividade, que teve início no último dia 14 em Picos, é um movimento de conscientização sobre a importância de ser doador de medula cadastrado e também uma oportunidade para que as pessoas lembrem de manter os dados castrais sempre atualizados.

A assistente social do Hemocentro Regional de Picos, Valdênia Leite Barros, fala da importância da campanha e convida a população do munício e também da região a estarem fazendo o cadastro para a doação de medula óssea.

“Nós aqui do Hemocentro Regional de Picos estamos convidando toda a população para participar da campanha, porque, como sabemos, está tendo muitos casos de necessidade da medula e são pouquíssimas pessoas que são compatíveis, apesar de termos vários cadastros. Porque sabemos que quanto mais doadores, mais oportunidades de salvarmos vidas. Quero convidar a todos a comparecerem, nós estamos com as portas abertas, tanto no horário da manhã, quanto da tarde para fazer o cadastro e ajudar a salvar vidas que estão necessitando”, convida a assistente social.

Pessoas com idade entre 18 e 55 anos podem estar realizando seu cadastro em qualquer centro do país. Para isso, é necessário estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Após a realização do cadastro, os dados são armazenados na unidade de doação e quando aparece um paciente que seja compatível com um doador, o hemocentro contata o voluntário para que a doação da medula seja feita.

Atualmente no Brasil existem 4.442.085 doadores cadastrados e 850 pacientes na fila de espera por um doador não aparentado. No Piauí são 81.545 cadastrados. Após o período da campanha, ainda é possível realizar o cadastro e entrar na lista de possíveis doadores.

banner2