banner2

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI), com o apoio da Prefeitura de Geminiano, através de parceria entre a Secretária Municipal de Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizou nos dias 12 e 13 de dezembro um curso de beneficiamento do caju para produtores do município de Geminiano. Na oficina foram abordadas técnicas de boas práticas de fabricação e processamento do caju em forma de doces, geleias, creme, purê e a tradicional cajuína.

A extensionista Luciana Ferreira, que ministrou a capacitação, explica que a ação pretende divulgar o potencial do caju no mercado local. “Trazemos nosso conhecimento para ser dividido com agricultores familiares, que agora vão trabalhar a utilização do pedúnculo, que é totalmente desperdiçado por eles por falta de conhecimento”, avalia.

A secretária de Agricultura de Geminiano, Eufrásia Maria do Nascimento, destaca que a realização do evento é fruto de uma série de parcerias e enfatiza a importância da atividade para os produtores. “A proposta é que, a partir deste curso, estas tecnologias possam ser multiplicadas. Queremos que este e outros cursos que virão possam trazer mais desenvolvimento para as famílias”, acrescenta.

O prefeito Erculano Edimilson de Carvalho frisa a importância da formação para os trabalhadores rurais e acentua que o município tem potencial e vocação para a cajucultura. Por isso, diz ele, não medirá esforços para ajudar sempre que for requisitado.

“A nossa gestão dará uma atenção especial, tendo em vista o foco dessa cultura para subsistência do homem do campo, além dos diversos produtos que podem ser gerados a partir do beneficiamento e processamento, agregando bastante valor ao produto e consequentemente melhorando a renda dessas famílias”, afirma o gestor.

Durante o evento, o prefeito ainda garantiu que vai buscar formas de inserção dos produtos na merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como também ajudar na busca por outros mercados fora do município.

VEJAS MAIS FOTOS:

banner2