O dia 1º de dezembro marcou o Dia Mundial de Combate ao HIV. Em Picos, a data foi celebrada com a realização de atividades no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e da realização do teste que identifica o HIV.

Durante o dia, conforme a agente de informação de DST/ AIDS Leonísia Santos Ozório, foram entregues para a população kits com materiais educativos sobre o HIV e preservativos. A programação contou também com palestras sobre temas relacionados a DSTs, AIDS, sífilis e sobre como detectar os sintomas e diagnósticos para cada doença.

“Essas palestras são muito importantes para orientar a população sobre o uso da camisinha masculina e feminina, além de mantê-los informados sobre como são transmitidas essas doenças”, complementa a agente.

Números

De 2016 a 2017, com relação aos dados comparativos dos dois anos pelo CTA, o órgão  registrou 24 novos casos de HIV, 120 casos de sífilis, 2 casos de Hepatite B e 1 caso de Hepatite C, notificados até novembro. Os dados são válidos para Picos e macrorregião.

 

Leonilza ressalta que as pessoas podem estas procurando o CTA para realização de testes rápidos de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h00. A avaliação é gratuita, qualquer pessoa pode fazer, é necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação para estar realizando o exame. O CTA disponibiliza diariamente preservativos para a população.