Início Firme PANORAMA:  O entre tapas e beijos da política regional

PANORAMA:  O entre tapas e beijos da política regional

banner2

Dormiram no ponto

Silenciosamente. Assim foi empossado o estudante universitário João Paulo Gonçalves Barbosa na secretaria de Administração de Picos. Ao que parece, nem mesmo a turma que gosta de bater palmas nas cerimônias realizadas no Palácio Coelho Rodrigues ficou sabendo da novidade. Segundo algumas fontes, o mais novo auxiliar do prefeito já estava despachando em seu gabinete quando a galera que gosta de pousar nas fotos tomou conhecimento do fato.

Padre Walmir Lima ao lado do novo secretário João Paulo Gonçalves Barbosa – Foto: Divulgação/Prefeitura de Picos

Como a história dos ratos

Grande parte dos aliados do prefeito Walmir Lima (PT) vive uma situação parecida com aquela conhecida história dos ratos que queriam colocar o chocalho no gato. É que todos reclamam que a “Força Oculta”, visando fortalecer seu grupo para a corrida eleitoral do próximo ano, estaria atropelando todos dentro da coalizão de partidos aliados. O problema é que nenhum deles tem coragem para peita-lo. Ao que tudo indica, o homem não é o He-man, mas detém a força.

Nome de minissérie

Uma tradicional família que já teve forte atuação política na região de Picos vem perdendo cada vez mais densidade eleitoral a cada pleito que disputa. A linhagem está tão em baixa que até os próprios seguidores dizem que seus líderes correm risco de perder até eleição para associação de bairro.

No pé da história

Os vereadores picoenses Afonsinho, Toinho de Chicá e Dedé Monteiro, acompanhados da deputada Belê Medeiros e do senador Ciro Nogueira, foram recebidos em audiência recente pelo ministro Saúde, Ricardo Barros, em Brasília. Um dos assuntos debatidos na pauta da reunião foi a situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Picos. E segundo o vereador Afonsinho, a viagem foi muito proveitosa.

Dor de cotovelo?

E por falar nessa audiência, um defensor da atual administração até ironizou o feito dos vereadores oposicionistas. Segundo este, os parlamentares fizeram um alarde tão grande que parecia até que traziam os recursos para resolver os problemas do SAMU, ou então que em uma semana um caminhão cegonha chegaria com as ambulâncias.

Por onde anda?

A coluna dará um docinho para quem conseguir descobrir por onde anda um ex-vereador picoense que foi traído pela conjuntura política no início da campanha do pleito passado. O político fez uma leitura equivocada e acabou caindo nas presas da porca. Depois disso, tomou o famoso chá de sumiço e não é mais visto nem nas militâncias que o levaram a alguns mandatos.

Medo da chuva

A possibilidade de uma candidatura do ex-senador João Vicente Claudino ao Palácio de Karnak na eleição do ano que vem já está provocando um friozinho na barriga das lideranças ligadas ao deputado Nerinho (PTB). É que se JVC conseguir viabilizar seu nome para a disputa, certamente o deputado deve lhe acompanhar – e isso acontecendo, os petebistas terão que deixar os postos que ocupam na gestão do governador Wellington Dias (PT).

Rumo ao Guinness

Tem um vereador em Picos que ao final da atual legislatura poderá conseguir um feito inédito para um picoense: entrar no Guinness Book, o livro dos recordes. O motivo é simples: a quantidade de projetos por ele apresentados no parlamento picoense concedendo honrarias.

Sonhando Alto

Comenta-se nos bastidores da política local que o vereador Edivá Barroso (PSB), de Aroeiras do Itaim, poderá disputar uma das vagas do Piauí na Câmara Federal na eleição do ano quem vem. Barroso disse que existe mesmo essa possibilidade e caso seja convocado pelo partido aceitará a missão. Há, inclusive, quem aposte que com a provável saída dos deputados Heráclito Fortes e Átila Lira da legenda, haja espaço para o baixo clero socialista.

Edivá Barroso – Foto: Reprodução/Facebook

A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.

banner2