Início Destaque PANORAMA: A propaganda enganosa para as eleições 2018 já começou

PANORAMA: A propaganda enganosa para as eleições 2018 já começou

banner2

Alarme falso
Circulou nos arredores do Palácio Coelho Rodrigues, sede do Poder Executivo municipal, uma notícia dando conta de que o secretário de Administração Evandro Paturi (PT) teria pedido exoneração do cargo. Segundo uma fonte com bom trânsito na gestão “Compromisso Com o Povo” tudo não passa de boato, mas há quem diga que onde tem fumaça, tem fogo. É esperar pra ver.

Evandro Paturi – Foto: Reprodução/Facebook

Propaganda enganosa
Vindos de todas as regiões, os pré-candidatos a deputado estadual nas eleições do ano que vem já começaram a buscar o apoio de lideranças da cidade de Picos. Mas eles precisam ficar atentos, pois existem vários cabos eleitorais da cidade Picos que não tem sequer o apoio da própria esposa e estão por aí prometendo altas votações. Melhor acionar o CONAR.

Encurralados
Segundo comentários de populares, o prefeito Walmir Lima e sua principal assessora, a secretária de Governo Maria Santana, viveram momentos de desconforto no bairro Paraibinha quando vistoriavam obras de asfaltamento em uma rua. Os curiosos relatam que moradores inconformados com a paralisação da obra de recuperação da Avenida Doroteu Neres, ao avistar a dupla, decidiram fazer um protesto. Mas, percebendo a situação, prefeito e secretaria teriam saído desconcertados e a mil por hora.

Rua recém-asfaltada no bairro Paraibinha

Sem abrigo
Mesmo em pleno mês de setembro, um dos mais quentes do “B-R-O-BRÓ”, as árvores que ficam nas imediações do prédio da Prefeitura de Picos foram podadas. Segundo um crítico ferrenho da gestão, a poda foi feita para evitar que árvores fizessem sombra para os apaniguados que serão demitidos do serviço público e certamente irão pedir clemência aos seus vereadores – torcendo por uma recolocação nos quadros da viúva. Por isso, a dica do colunista é usar bastante protetor solar.

Passou
A Câmara Municipal de Picos aprovou em duas votações e definitivamente o Projeto de Lei do Executivo que autoriza a prefeitura a parcelar em 200 vezes a dívida do município com o Regime Próprio de Previdência Social. Durante a sessão desta quinta-feira (28), onde a matéria foi apreciada, centenas de servidores convocados pelo sindicato da categoria acompanharam a votação, mas um destes revelou a este colunista que voltava pra casa com a sensação de ter sido nocauteado pela bancada que dá sustentação à gestão municipal.

Mais uma missão
O prefeito do município de Marcolândia, Francisco Pedro, o Chico Pitú (PT), foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Itaim. O evento que elegeu o gestor para presidir o colegiado aconteceu nesta sexta-feira (29), no município de Jaicós, e contou com a participação de todos os representantes dos municípios que compõem o território.

Com as bênçãos da madrinha
A primeira dama do Estado do Piauí, Rejane Dias (PT), afirmou durante a última visita à região de Picos que se o vereador Wellington Dantas (PT) conseguir viabilizar sua pré-candidatura a Assembleia Legislativa para as eleições do ano que vem, poderá contar com o seu apoio. O parlamentar picoense tem dito que se a sua candidatura for estratégica para o partido, topa com tranquilidade o desafio. E parece que o homem é forte, há quem diga que Wellington Dantas conta com o apoio de lideranças em diversos municípios da região.

Wellington Dantas – Foto: Reprodução

Sem alteração
O Juiz da 62ª Zona Eleitoral, sediada no município de Picos, José Airton de Sousa, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) impetrada pela coligação “A vitória da Força do Povo”, formada pelo PMDB e PSD e encabeçada pelo ex-secretário de Saúde Manoel Borges (PMDB). Com isso, tudo permanece como está na Câmara Municipal de Geminiano.

Frustação
O parecer também foi improcedente para uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito do município de Geminiano, Erculano Carvalho (PP), o vice-prefeito Luiz Gonzaga e vereadores eleitos da Coligação “Juntos podemos fazer muito mais”. Sendo assim, a composição da Câmara Municipal continua inalterada. A decisão frustrou alguns suplentes que sonhavam tirar o terno e a gravata do guarda-roupas.

Primitivos
O prefeito de São Julião, Jonas Bezerra de Alencar (PSB), não recepcionou o governador Wellington Dias (PT) durante a visita que o líder do estado fez ao município. O gestor municipal sequer ficou na cidade. A atitude, na avalição dos petistas, foi deselegante e faz a política local voltar à Idade da Pedra Lascada. Mas, enquanto isso, o ex-prefeito Zé Neci (PT) fez as honras da casa.

banner2