O Ministério Público do Piauí denunciou o aumento de cargos comissionados no estado em mais de 500%. O promotor Fernando Santos fez um levantamento entre os anos de 2015 e 2017 e afirmou que praticamente em todos os órgãos estaduais há mais servidores comissionados do que efetivos.

“Nós constatamos duas coisas: a primeira é que houve um aumento em excesso no número de cargos comissionados exclusivos e a segunda é a de que em alguns órgãos o número de funcionários em cargos comissionados é maior do que em cargos efetivos. Isso acontece em quase todas as coordenadorias que foram criadas nos últimos anos. É proibido pela Constituição, que prevê que a quantidade de servidores efetivos seja maior do que os comissionados”, declarou Fernando Santos.

Diante das descobertas, o Ministério público vai notificar os gestores e pedir mudanças. “A recomendação nossa é reduzir números de pessoas em cargos de comissão, até porque o Estado já atingiu o limite prudencial. A segunda recomendação foi a de que o governo adeque número de efetivos ao de cargo comissionados e a terceira recomendação é a que Estado também diminui o número de contratos temporários”, acrescentou .

O secretário de Administração, Franzé Silva, informou que Ministério Público errou nos cálculos e que a secretaria tem números menores de pessoas assumindo cargos em comissão.

G1