Corpo de Bombeiros lança plano de contingência a queimadas

Corpo de Bombeiros lança plano de contingência a queimadas

Incêndio atinge Picos - Foto: Grande Picos

O Comando da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos realizou, na manhã desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal, o lançamento do “Plano de Contingência a Queimadas ano de 2017”. O evento contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

PODCAST | Plano de Contingência de Queimadas

“O lançamento está sendo feito em todo o Piauí e é uma estratégia do comandante geral para a gente difundir o nosso trabalho”, diz a capitã Ana Cleia Diniz, comandante do Corpo de Bombeiros de Picos. Para ela, o plano representa a união da sociedade para evitar a ocorrência de queimadas e manter ainda um plano de contingência em situações de fogo.

“É um trabalho de prevenção de incêndios, para que não aconteçam; caso aconteça, já tem um plano de contingência especificado com o que cada um vai fazer. Caso venha a precisar, já está tudo definido, quem vai ficar com o quê na área de atuação”, detalha a comandante.

O bombeiro civil Jackson Rodrigues acompanhou a reunião e disse que a categoria está preparada para atuar ao lado dos bombeiros militares sempre que for necessário. “A gente está preparado para qualquer circunstância”, frisa.

Para o coordenador municipal da Defesa Civil, Oliveiro Luz, é preciso cautela por parte da população e cuidados com a incidência de incêndios florestais, como o ocorrido na região da Serra da Atalaia em 2016. “Ano passado não teve solução, acabou porque Deus quis que acabasse, mas nós não temos condições de apagar um fogo daqueles. Então eu acho que é importante esse encontro para discutir a melhor forma possível de evitar essas queimadas”, pondera.

Na mesma linha de pensamento, o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Filomeno Portela, lembra que o plano de ação apresentado pelo Corpo de Bombeiros requer o empenho dos demais órgãos e da comunidade.

TELKI-PNEUS-728X90-2016[1]

Comentários Facebook

Email: contato@grandepicos.com.br | WhatsApp: (89) 99409-0245