Criadores tem até o dia 15 para certificar rebanho contra aftosa

Criadores tem até o dia 15 para certificar rebanho contra aftosa

publicidade_Pivel-GIF

Terminou na última quarta-feira (31) o prazo para compra da vacina contra a febre aftosa. Agora, os criadores têm até o dia 15 de junho para realizarem a certificação do rebanho, conforme calendário nacional de vacinação divulgado pelo Ministério da Agricultura.

A campanha é realizada em duas etapas: uma em maio e outra em novembro. A primeira etapa começou no dia 1º de maio e seguiu até o dia 31 para os criadores de bovinos e bubalinos do Estado do Piauí comprarem a vacina e vacinarem o rebanho, tendo ainda o acréscimo de prazo até o dia 15 de junho para realização da certificação do rebanho.

PODCAST | Gerlan Vieira – Coordenador da USAV de Picos

Para concluir o processo, basta que o criador leve a nota fiscal de compra da vacina até o escritório da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) onde sua propriedade está cadastrada e faça a declaração de vacinação.

Durante a primeira etapa da campanha, os criadores que possuam bezerros com idade entre três a oito meses também devem fazer a vacinação contra a brucelose. “Essa vacinação é feita por um veterinário, exclusivamente em fêmeas de três a oito meses”, explica Gerlan Vieira, coordenador da USAV de Picos (Unidade de Saúde Animal e Vegetal).

Após a vacinação contra a brucelose, o veterinário responsável pela imunização do animal emitirá um atestado de vacinação, que deve ser apresentado pelo criador no escritório da Adapi para que também seja feita uma declaração de vacinação.

TELKI-PNEUS-728X90-2016[1]

Comentários Facebook

Email: contato@grandepicos.com.br | WhatsApp: (89) 99409-0245