No Piauí, 65,8 mil meninos devem ser vacinados contra o HPV este...

No Piauí, 65,8 mil meninos devem ser vacinados contra o HPV este ano

Vacinação contra HPV para meninos - Imagem: Reprodução

publicidade_Pivel-GIF

Em todo país, serão imunizados 3,6 milhões de meninos em 2017. A vacinação vai reduzir a propagação do vírus. Economia gerada pela gestão permitiu a inclusão desse público

Postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Piauí já podem vacinar meninos contra HPV. Em todo o estado, 65.143 meninos na faixa etária de 12 a 13 anos além de 742 jovens que vivem com HIV/Aids estão aptos a receber a vacina. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas.

O objetivo da vacinação para os meninos, segundo Kássia Barros, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, é prevenir os cânceres de pênis. “Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os meninos estarão colaborando com a redução da incidência do câncer do colo do útero e da vulva, que infelizmente vem crescendo e vitimando as mulheres”.

Outro benefício citado por Kássia Barros é proteger contra verrugas genitais em ambos os sexos. “A vacinação contra o HPV já foi iniciada, porque é uma vacina de rotina para meninas, só que agora os meninos também poderão ser imunizados”, disse.

A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.A expectativa é imunizar em todo país mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses.

Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos.

Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. Este quantitativo corresponde a 46%.

HPV para meninos

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices).

FONTE: G1 Piauí

Comentários Facebook

Email: contato@grandepicos.com.br | WhatsApp: (89) 99409-0245