PANORAMA: Vereadores se despedem da Câmara de Picos

PANORAMA: Vereadores se despedem da Câmara de Picos

Vereador Diógenes Medeiros (Imagem:GP1)

banners-3-aprovacoes-medicina-2017-sites

Fim papo
A Câmara Municipal de Picos realizou na tarde desta quinta-feira (15) a última sessão da atual legislatura. Dos atuais vereadores, cinco não retornarão à casa em 2017: Evandro Reis (PSD) e Diógenes Medeiros (PPS) não tentaram a reeleição, enquanto Fátima Sá (Rede), Filomeno Portela (PSD) e Iata Rodrigues (PSB) não conseguiram renovar seus mandatos. O vereador Antônio Afonso (PP) também deixa a Câmara após disputar sem sucesso a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Gil Paraibano.

Não vai se calar
O vereador Diógenes Medeiros (PP) disse que não ficará de boca fechada mesmo não exercendo mandato a partir de 2017. O ainda parlamentar disse estar atento aos atos da atual e futura gestão petista. Ele afirmou que não está abandonando a política e não descartou colocar seu nome à disposição do grupo político ao qual pertence para disputar a prefeitura de Picos em 2020.

Ressentido
O vereador Filomeno Portela (PSD) se despediu Câmara Municipal nesta quinta-feira (15). Filó disse sair com o sentimento de dever cumprido e não descartou pleitear o retorno à casa nas próximas eleições municipais. Sem citar nomes, Portela demostrou ressentimento com integrantes do grupo político que integrava. O motivo, segundo ele, foi a quebra de compromisso na última eleição para a Mesa Diretora da casa. O que ele quis dizer com isso?

Filomeno Portela - Foto: NoticiEi
Filomeno Portela – Foto: NoticiEi

Bem na fita
A vice-prefeita eleita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social do município na gestão do prefeito eleito Francisco Raimundo de Moura, o “Francisco Borges” (PTB). Quebrando uma regra comum à maioria dos prefeitos da região – que mantem seus vices como meros figurantes – o petista nomeou sua companheira de chapa para um cargo estratégico.

Um baú no meio do caminho
Em Santana do Piauí, o vereador Ricardo da Lagoa (PTB) como é popularmente conhecido, se lançou candidato a presidente da Câmara Municipal santanense. Quando muitos acreditavam que ele não encontraria dificuldade para conseguir seu objetivo, eis que surge um baú no meu do Caminho. Trata-se de Bau (PSD), já bastante conhecido no meio político e que também trabalha sua candidatura ao posto.

Bau disputa presidência da Câmara de Santana do Piauí - Foto: Reprodução
Bau disputa presidência da Câmara de Santana do Piauí – Foto: Reprodução

Arrependidos
Lideranças que integram um dos chamados partidos nanicos no município de Picos andam meio arrependidas. É que até bem próximo das convenções partidárias eles estavam com um pé na coligação que elegeu o prefeito Walmir Lima (PT), e então, repentinamente, migraram para o palanque do ex-prefeito Gil Paraibano (PP) por estarem impressionados com os números das pesquisas de intenção de voto. O problema é que eles nunca imaginaram que fariam parte do cardápio da porca.

Verdade ou Mentira
Comenta-se nos corredores do Palácio Coelho Rodrigues que um dos maiores defensores da candidatura do prefeito Walmir Lima (PT) está querendo abocanhar mais uma pasta para seu grupo, por isso está em lado oposto ao do atual gestor na eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara. Resta saber se isso é verdade e se o padre seria capaz de ceder.

Rumo a Assembleia
O diretório do Partido dos Trabalhadores de Picos discute a possibilidade de lançar um nome para pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI). Caso a candidatura vingue, o cotado para a empreitada será o vereador Wellington Dantas. Mas será que o parlamentar, que é tido como um bom articulador, consegue a unidade dentro do partido?

 


A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.

banners-3-aprovacoes-medicina-2017-sites

Comentários Facebook