PANORAMA: Padre Walmir pode cortar asas de vereadores desobedientes

PANORAMA: Padre Walmir pode cortar asas de vereadores desobedientes

Padre Walmir - Foto: Ascom/CMP

TELKI-PNEUS-728X90-2016[1]

Melou
De acordo com informações de um aliado bem próximo do prefeito Walmir Lima (PT), as negociações em torno da formação da equipe de governo para a futura gestão estão suspensas. O motivo da pausa nas conversas seria a falta de entendimento na eleição para presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. De acordo com a mesma fonte, aquele parlamentar da base que desobedecer ao Palácio Coelho Rodrigues vai perder o dote na administração municipal a partir do ano que vem.

Não é Bem Assim
De acordo com o vereador Hugo Victor (PMDB), na conversa que teve com prefeito Walmir Lima (PT) não houve nenhuma imposição para que sua chapa contasse com vereadores da bancada de oposição. O parlamentar deu a entender que sua permanência à frente da Mesa passa por um acordo com a oposição.

Vereador Hugo Victor - Foto: Grande Picos
Vereador Hugo Victor – Foto: Grande Picos

Caladinho
Em meio ao processo de articulação da eleição da Mesa Diretora, o vereador Wellington Dantas (PT), mesmo tendo sido o mais votado na eleição, anda caladinho, caladinho. Tem gente estranhando a postura da parlamentar. O que será que vem por aí?

dfa647cb3174e193520dfcbe37870914_400x400Rei do Fuxico
E por falar em eleição da Câmara de Vereadores de Picos, comentários dos bastidores da política local dão conta de que as articulações feitas por um experiente político da cidade estão mais atrapalhando do que ajudando a um dos candidatos ao cargo de presidente. Esse articulador já está sendo chamado por alguns vereadores de “Rei do Fuxico”. Queima!

Vão ter que se explicar
Pareceres técnicos conclusivos do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manifestam pela desaprovação das prestações de contas relativa à arrecadação e aplicação de recursos financeiros na campanha eleitoral de 2016 dos três candidatos a prefeito do município de Jaicós: Mávio Silveira (PTB), Ogilvan Oliveira (PSD) e Waldelina Crisanto (PRP). Agora os três candidatos terão que dar explicações à Justiça Eleitoral sobre as movimentações financeiras de suas campanhas.

Mávio Silveira, Olgivan e Waldelina Crisanto - Foto: Reprodução/CidadesNaNet
Mávio Silveira, Ogilvan Oliveira e Waldelina Crisanto – Foto: Reprodução/CidadesNaNet

Bem na Fita
O atual vereador e vice-prefeito eleito de Aroeiras do Itaim, Edilson Teixeira (PT), parece estar bem na fita. No ano passado ele travou uma disputa interna com os membros do partido contrários a apoiar o então prefeito e candidato à reeleição Wesley Gonçalves (PTB). Segundo pessoas ligadas ao gestor, ele reconhece que Teixeira foi decisivo em sua vitória nas urnas.

Saques
Enquanto uma parte dos prefeitos da região de Picos que não conseguiram se reeleger ou eleger seus afilhados políticos está trabalhando para entregar o comando dos seus municípios com o mínimo de pendências possível, outros fazem o contrário. Decepcionados por terem sidos engolidos pela porca, eles estão abandonando suas cidades. Em algumas delas há suspeita de que saques estão sendo feitos por auxiliares inescrupulosos.

Perdas 
A cidade de Picos perdeu nesta sexta-feira (18) dois importantes militantes da política e dos movimentos sociais: Paulo Afonso de Sousa Leal, 52 anos, e Paulo de Tarso Portela Veloso, popularmente conhecido como Paulinho de Samuel, 65 anos.

Paulo Afonso e Paulinho de Samuel - Foto: Reprodução
Paulo Afonso e Paulinho de Samuel – Foto: Reprodução

O radialista Paulo Afonso foi militante dos movimentos estudantil e populares e também teve forte atuação no Partido dos Trabalhadores.

Já Paulinho de Samuel teve uma atuação marcante nas pastorais sociais da Igreja Católica. Ele era apaixonado por política e teve forte atuação no PMDB picoense, chegando a assumir a tesouraria da Câmara Municipal de Picos.


A Coluna Panorama é assinada pelo jornalista Assis Santos, formado em Rádio e TV pelo Instituto ComRadio do Brasil e Coordenador do Departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos – SCP.

publicidade_Pivel-GIF

Comentários Facebook

Email: contato@grandepicos.com.br | WhatsApp: (89) 99409-0245