Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa em novembro

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa em novembro

Foto: Reprodução

TELKI-PNEUS-728X90-2016[1]

Começa no próximo dia 1º de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Piaui. O prazo para a vacinação segue até o dia 30 do mesmo mês, e para a certificação até 15 de dezembro. Para isso, o criador deverá apresentar a nota fiscal da compra da vacina no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) onde sua propriedade é cadastrada.

A primeira etapa de 2016 aconteceu em maio, ainda durante a paralisação dos servidores do órgão. Mas, de acordo com o coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV) de Picos, o veterinário Gerlan Vieira, quem não fez a certificação na etapa anterior poderá fazê-la nesta nova campanha.

Por conta do movimento grevista deflagrado pelos servidores da ADAPI, houve uma queda no índice de certificação. Na USAV de Picos, que atualmente é composta por dez municípios, foi registrado o índice de 92% de certificação dos rebanhos cadastrados na última campanha. Comparado ao ano passado, houve uma queda de quase 5%.

Coordenador da ADAPI de Picos, Gerlan Vieira
Coordenador da USAV de Picos, Gerlan Vieira

“Isso dificultou o criador fazer a certificação, a gente acredita que o criador piauiense já tenha a consciência da obrigatoriedade da vacinação nas duas campanhas”, diz ele, acrescentando que “em comparação a outras duas campanhas anteriores, à gente vê que o criador já sabe de sua responsabilidade de criação, e nesta última campanha teve este pequeno inconveniente, esta dificuldade de fazer a certificação”, explica o veterinário.

 

banners-3-aprovacoes-medicina-2017-sites

Comentários Facebook