Museu Ozildo Albano participa da 10ª Primavera dos Museus

Museu Ozildo Albano participa da 10ª Primavera dos Museus

Museu Ozildo Albano, em Picos. (Foto: Ascom Secult)

publicidade_Pivel-GIF

O Museu Ozildo Albano, em Picos, é uma das casas do Piauí que participa, de 21 a 23 de setembro, da 10ª Primavera de Museus. A partir desta quarta-feira (21), o museu abre as portas ao público com uma vasta programação que inclui exposições, exibição de documentários, visitas e apresentações culturais.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada pelas instituições museológicas de todo o país, a Primavera dos Museus ocorre anualmente e tem o objetivo de sensibilizar as instituições e a comunidade e promover o debate sobre temas da atualidade.

Com o tema “Museus, Memórias e Economia de Cultura”, a edição deste ano abre espaço para refletir sobre o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

Nessa perspectiva, a feira livre de Picos, patrimônio cultural da região, será um tema constante na programação do Museu Ozildo Albano para a Primavera dos Museus. Para a organização, a importância da feira ultrapassa a dimensão comercial, pois ela constitui um importante lugar de memórias, de sentimentos e de encontros.

Em conjunto com a comunidade acadêmica da região, o museu vai discutir o tema geral da Primavera de Museus, além de propor apresentação de pôsteres científicos com o tema “Saberes e Fazeres do Sertão”.

A Sexta Cultural (iniciativa do Grupo Cultural Adimó) também foi incorporada à programação do museu. Dessa forma, a parceria entre o museu e a comunidade pode ser percebida de forma mais efetiva nessa atividade que contará com apresentações artísticas nas áreas da música, artes plásticas, literatura e poesia.

Além de Picos, o Museu de Arte Sacra de Oeiras também participa da Primavera dos Museus.

A visita das escolas deve ser previamente agendada e a exposição “Imagens do campo – Memórias e Ofícios do Semiárido Piauiense” permanecerá no Museu Ozildo Albano até novembro de 2016.

Confira a programação:

Dia 21/09/2016 (quarta-feira)

17h – Apresentações culturais

17h30 – Abertura da Exposição “Imagens do campo – Memórias e Ofícios do Semiárido Piauiense”.
Local: UFPI – Campus – Picos- PI.
Curadoria: Prof. Me. Gardner de Andrade Arrais /Profa. Me. Simone Vieira Batista/Profa. Me. Patrícia Sara L. Melo

18h30 – Exibição do documentário “Além das Barracas – Mosaico de Memórias na Feira Livre de Picos”. (Produzido pela TV Picos em parceria com o Museu Ozildo Albano);

18h50 – Apresentação de Reisado da Comunidade Quilombola da Custaneira-Paquetá-PI;
Local: Museu Ozildo Albano/Praça Josino Ferreira

Dia 22/09/2016 (quinta-feira)

8 às 11h30 – Visita Mediada
Local: Museu Ozildo Albano

14 às 16h – Bate-papo e exibição de documentários abrangendo a temática “Museus, Memória e Economia da Cultura”;
Local: Auditório Fontes Ibiapina (Auditório Novo) – UFPI- Campus Picos-PI;

16 às 17h30 – Apresentação Científica de Pôsteres com o tema: “Fazeres e Saberes do Sertão”;
Local: Pátio Central da UFPI/ Campus Picos-PI.

Dia 23/09/2016 (sexta-feira)

8 às 11h – Visita Mediada;
Local: Museu Ozildo Albano

11h30 – Exibição do documentário “Além das Barracas” – Mosaico de Memórias na Feira Livre de Picos. (Produzido pela TV Picos em parceria com o Museu Ozildo Albano);

18h – Sexta Cultural
Apresentações culturais/ Música ao vivo com a Banda Guerreiros- Picos- PI./Exposição de produtos artesanais/ Tenda Literária/ Varal Cultural;
Local: Anexo da sede do Grupo Cultural Adimó / Praça Josino Ferreira.

Fonte: Governo do Estado

publicidade_Pivel-GIF

Comentários Facebook

Email: contato@grandepicos.com.br | WhatsApp: (89) 99409-0245